sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Escrito mais um capítulo da História da Feira do Livro do Marista Rosário

Quatro dias, 68 atividades culturais, 21 autores convidados, 600 metros quadrados de estrutura, quatro espetáculos teatrais, 15 horas-do-conto e 15 bate-papos. Esses são apenas alguns números que traduzem a grandiosidade da 17ª Feira do Livro do Marista Rosário, que encerra nesta sexta-feira 9/10. Em uma estrutura inédita, autores, leitores e editoras compartilharam o mesmo espaço e protagonizaram momentos únicos de promoção e difusão de arte e cultura.

Entre os autores convidados, destaque para as participações de Thedy Corrêa e Lya Luft. Ambos puderam compartilhar suas obras com os alunos que adotaram os livros durante o trimestre. Thedy destacou a importância da leitura no seu cotidiano. “Muitas das músicas surgem de histórias reais e outras da leitura de outras obras. Sem dúvida a literatura deveria estar com a carreira de todos nós, independente da profissão”, comentou o autor do livro Bruto.

Já Lya Luft destacou a importância da família nesse contexto. “Escolas como o Rosário fazem essa transição entre a criança e o saber, mas é essencial que a família acolha os questionamentos da criança, que valorizem sua maneira de ver o mundo”, finalizou a autora.

Entre os livros mais procurados figuraram obras associadas a temáticas adolescentes, como A varinha mágica, Diário de um banana, Coleção Goosebumps, Zac Power, Go Girl e Um vampiro apaixonado na corte de D. João.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pátio Central recebe Exposições

Livro do artista – um espaço para reflexão e criação
Nesse projeto as páginas do livro são os suportes para a criação de cada aluno da 6ª série do Ensino Fundamental. Os assuntos pretendem registrar uma época da vida, viajar pelo passado da sua família procurando construir a sua identidade e projetar seus sonhos.

Orientados pela Profª Tânia Mattiello Rosetti, os alunos desenvolvem a escrita criativa utilizando elementos da programação visual, como a diagramação, a criação e desenhos de letras em vários tamanhos, além de fazerem pesquisa de materiais alternativos aplicando técnicas variadas. Várias disciplinas contribuiram com assuntos, trabalhos e recursos: Educação para o pensar, Língua Portuguesa, Ciências e Laboratório de Informática.

Mangá: o fenômeno do quadrinho japonês
Jairo Marques é pai do aluno Ariel da turma 53. Profundo conhecedor da história dos Mangas, um dos seus passatempos prediletos é transformar esse estudo em arte. Através de várias ilustrações Jairo apresenta em sua exposição, uma das grandes paixões mundiais: os quadrinhos japoneses.

A arte de André Neves
O trabalho do patrono da 17ª Feira do Livro ganha destaque na exposição A arte de André Neves. Além das obras, frases traduzem o pensamento do autor quanto à sua paixão pela ilustração. Conheça o blog do autor.

Ler é pra cima
A exposição Ler é para cima foi organizada para celebrar o aniversário da Editora Projeto que em 2007 completou 15 anos. São 20 ilustrações sobre o poder mágico da leitura, criadas por 20 ilustradores que já publicaram livros pela editora, juntamente com 20 textos, escritos por 20 autores que também foram convidados a escrever sobre leitura, inspirados cada um, numa das imagens. Acesse o site da exposição.

Professores dão show no Espaço da Música

A banda formada pelos professores do Objetivo foi responsável pela animação do recreio da manhã de quinta-feira 8/10 no Marista Rosário. A partir das 16h quem sobe ao palco é a banda Chargy.

Bullying sobe ao palco com o espetáculo Filhote de Cruz Credo

A história do escritor e poeta Fabrício Carpinejar ganhou as páginas do livro Filhote de cruz credo: a triste história alegre de meus apelidos. De sua própria autoria, a obra foi adaptada para o teatro e é atração dessa quinta-feira 8/10, na Feira do Livro do Marista Rosário. O espetáculo Filhote de Cruz Credo apresenta a realidade do bullying, uma prática condenável, que está presente em instituições de ensino e mesmo fora delas.

Assim como no livro, a peça mostra a história de Carpinejar e de tantas outras pessoas, que quando criança, tiveram vergonha de um apelido. Para evitar as brincadeiras pejorativas, Fabrício opotou em desenhar durante as aulas e os recreios. No elenco, Gutto Szuster, Laura Medina, Daniele Fogliatto, Marcelo Naz e Rafaela Cassol. Veja fotos da apresentação.

Literatura para todos os estilos

Diversas editoras, distribuidoras e livrarias participam da 17ª Feira do Livro do Marista Rosário. Os visitantes podem encontrar promoções exclusivas para todos os estilos. Pelos estandes são encontrados clássicos da literatura e as principais novidades do mercado editorial. Participam a Ed. Positivo; Ed. Moderna; Ed. Ática; Ed. Paulus; Ed. FTD; Ed. Saraiva, Formato e Atual; Orvil Distribuidora; Multilivros Distribuidora; Melhoramentos; Dulcinéia Livros; Ler & Saber Distribuidora; Ed. Projeto; Ed. Paulinas; Livraria Independência. Visitantes têm acesso aos estandes das 7h35min às 18h.

As viagens Fora de Rota de Paulo Pires

O Espaço das Histórias recebe na manhã dessa quinta-feira, 8/10, o advogado e jornalista Paulo Pires. O autor do livro Fora de Rota revela aos alunos da 8ª série os bastidores e as histórias dos mais de 30 paises já visitados por ele, que resultaram na obra abordada durante o bate-papo. Veja fotos do encontro.

Através de fotografias feitas por ele mesmo, Paulo Pires aborda a situação social, política e econômica de países que hoje são foco do interesse mundial como Índia, China, Rússia e Emirados Árabes Unidos. Em seu livro aborda, ainda, outras nações, como o Vietnã, México, Turquia, Marrocos, Nepal, Laos, Camboja, entre outros.

Alunos da Sapequinha visitam a Feira

A 17ª Feira do Livro recebeu a visita dos alunos da Escola de Educação Infantil Sapequinha. Além de conhecer a estrutura do Marista Rosário e da Feira do Livro, as crianças acompanharam a hora-do-conto O ovo mais fantástico do mundo. Confira fotos da visita.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Estrutura é inédita no Rosário

Toldos de lona foram instalados no Pátio do Marista Rosário para acomodar editoras, distribuidoras, livrarias e exposições. No mesmo ambiente ficam os palcos para shows e bate-papo com autores. É a primeira vez que a Feira do Livro do Marista Rosário recebe estrutura nesse formato.

Banda Wysin anima Espaço da Música

Durante os quatro dias de Feira do Livro, o Espaço da Música contará com shows de bandas durante os recreios da manhã e da tarde. Nessa quarta-feira, 7/10, a banda Wysin subiu ao palco e animou o público da Feira. Criada em 2006, a banda é composta por Felipe Piva (guitarra e vocal), Guilherme Machado (baixo e vocal), Thiago Christiano (bateria) e Juninho Oliver (guitarra). Veja fotos do show.

Mostra Poética valoriza talentos e homenageia autores consagrados

As obras de renomados poetas brasileiros dividiram palco com a criação e declamação dos alunos da 5ª, 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental do Marista Rosário. A Mostra Poética 2009 abriu espaço para criações dos alunos, e também homenageou Cecília Meirelles, Mário Quintana e Fernando Pessoa. Veja abaixo os destaques e aqui as fotos do evento.

5ª série
Vitor Delavalo
Carolina Paz
Giullie Nunes e Marina Valle
Laura Grisei eLarissa Lopes
Alexia, Daniela e Mariana Brandão

6ª série
Vinicius Comba Guion
Maria Manuela de Castro
Francisco Burns
Luiza, Renata e Manuela
Aline Souto, Luiza Bruno e Naomi Moura
Ana Elisa, Bruna, Lorenzo e Rodrigo

7ª série
Rodrigo Medina
Maria Eugênia Adami
Paula Volkart Dutra
Vitória Rosa
Melaine de Laura Quirino e Alice Kessler da Silveira

8ª série frente a frente com Thedy

Acostumado com os palcos, dessa vez o músico e poeta Thedy Corrêa preferiu ficar na platéia para comandar um bate-papo sobre seu livro Bruto, adotado pelas turmas da 8ª série do Marista Rosário. Com exemplares da obra em mãos, os alunos acompanharam atentamente a conversa que relevou a origem de diversas poesias que se transformaram em sucessos interpretados pela banda Nenhum de Nós.

Thedy destacou a importância da leitura no seu cotidiano. “Muitas das músicas surgem de histórias reais e outras da leitura de outras obras. Sem dúvida a literatura está e, sintonia com a história do Nenhum de Nós, assim como deveria estar com a carreira de todos nós, independente da profissão que possuímos”, comentou o autor. O livro Bruto apresenta poemas de sua autoria, bem como histórias de alguns sucessos, como Camila. “Poucos sabem que Camila foi criada em volta de livros e trata da violência contra mulher”, revelou Thedy.

Além de contar suas histórias, Thedy atendeu aos pedidos da 8ª série e cantou alguns dos sucessos do Nenhum de Nós. Ao final, distribuiu autógrafos em livros e até mesmo em alguns tênis. Nas páginas de seu livro encontramos a seguinte biografia: Thedy é um gaúcho de Porto Alegre, apaixonado pela música e pela palavra; compositor, músico e vocalista da banda Nenhum de Nós há 23 anos. Nesta caminhada, acabou enveredando por outros caminhos relacionados à produção cultural, como a televisão, relações artísticas e, agora, da literatura. Confira as fotos do bate-papo.

Lya e Eduardo Luft conversam com alunos da 4ª série sobre seu último livro

Reconhecida por suas publicações voltadas ao público adulto, a escritora e tradutora Lya Luft marcou presença na 17ª Feira do Livro do Marista Rosário ao lado de seu filho, Eduardo Luft, para falar com crianças sobre seu último livro. Escrito a quatro mãos, a obra Criança Pensa traz também ilustrações da filha de Lya, Suzanna Luft, e mostra o quanto crianças e filósofos têm características afins.

O Espaço das Histórias foi o palco da conversa informal entre os dois autores e os alunos da 4ª série, que nas palavras de Eduardo foram “muito questionadores”. A observação do filósofo encaixa-se perfeitamente com o objetivo da obra Criança Pensa, um livro que estimula e desenvolve o pensamento dos pequenos, que na maioria das vezes, tem mais capacidade de se admirar e refletir sobre o mundo do que os adultos.

A criançada já tem o livro e iniciará um trabalho baseado na obra dentro da disciplina de Educação para o Pensar, que traz conceitos de filosofia para o mundo dos alunos desde muito cedo. No bate-papo que teve com os alunos, Eduardo deixou claro a importância de começar a trabalhar a Filosofia desde cedo: “Muitas vezes o modo como a Filosofia é trabalhada com os alunos acaba os afastando. As crianças têm que aprender que pensar também pode ser divertido, assim como questionar e dialogar sobre os assuntos que são novos para ela”, disse o filósofo.

Lya respondeu às perguntas dos alunos, deixando ensinamentos valiosos: “tenham coragem de pensar, de fazer perguntas, pois só assim vocês desenvolvem a sua inteligência, igual a um músculo que precisa de exercícios para crescer”. A autora também falou sobre a importância da família dentro desse processo. “Escolas como o Rosário fazem essa transição entre a criança e o saber, mas é essencial que a família acolha os questionamentos da criança, que valorizem sua maneira de ver o mundo”, finalizou a autora.

Veja fotos do bate-papo.

Sarau musical na abertura oficial da 17ª Feira do Livro


Mesmo tendo começado cedo da manhã do dia 6/10, a 17ª Feira do Livro foi aberta oficialmente pela noite, a partir das 18h30min, em um Sarau Musical seguido de coquetel. Depois das palavras do diretor do Colégio, Ir. Firmino Biazus, a importância da realização da Feira do Livro para a comunidade educativa do Marista Rosário foi evidenciada e confirmada: “Na programação dessa edição, temos atividades que tocam toda a dimensão da pessoa humana. São exatamente 68 momentos de cultura, através de música, teatro e literatura”.

Depois do momento oficial, JH e Angélica Rizzi deram um show de interação com o público no Sarau Aquele Abraço, resgatando músicas da MPB e até arriscando adaptações de canções conhecidas por diferentes gerações, como Caminhando e Cantando, de Geraldo Vandré. Humor, interpretação e excelência musical foram os destaques da apresentação dos artistas.

Alimentados de música e de cultura, todos foram convidados a degustar o coquetel oferecido pela organização do evento, encerrando o primeiro de quatro dias intensos de programação.

Literatura traduzida em teatro infantil


Uma das formas de aproximar a literatura até daqueles que nem aprenderam ainda a ler, é traduzi-la em gestos, cores, sons e humor e apresentá-la em um palco repleto de expectadores atentos. Para os alunos da Educação Infantil até a 4ª série, a Feira do Livro promoveu, em seu primeiro dia, duas peças teatrais que resgataram a cultura de uma forma divertida.

Às 10h30min e às 13h30min, a Turma do Pé Quente, formada por Cláudio Levitan, Ian Ramil, Ed Lannes, Melissa Arievo e Pâmela Amaro encenaram a Opereta Pé de Pilão no Salão de Atos. O grupo de cinco atores-músicos conta e canta a história do menino que virou pato e sua avó enfeitiçada, que perde seu encanto, o de nunca envelhecer. A peça, que é uma versão musicada do texto Pé de Pilão, de Mário Quintana, foi lançada em 2006, ano em que se comemora o Centenário do autor. Já no ano de estréia conquistou o Prêmio Açorianos de Melhor Trilha Sonora para Teatro Infantil.


A tarde continuou com outro espetáculo para o público infantil. A Turma de Arteiros arrancou gargalhadas dos pequenos com a peça A cigarra e a Formiga, resgatando elementos culturais e folclóricos como as canções de roda. A peça, encenada por arte-educadores, trabalhou valores como a compreensão das diferenças, o respeito e a amizade. Confira as fotos das duas apresentações teatrais.


O público infantil ainda vive bons momentos de contato com a literatura dentro da programação da 17ª Feira do Livro do Marista Rosário, com horas-do-conto nos dias 8 e 9/10.Confira detalhes na programação completa.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Livro Premiado da Daniela

A Feira do Livro do Marista Rosário abriu espaço em sua programação para uma sessão de autógrafos especial. Na plateia, a turma 55 aguardava ansiosa a chegada da autora do Livro Premiado. Assim que Daniela Cotta entra no Espaço das Histórias é calorosamente recebida pelos seus leitores, que são ao mesmo tempo, seus colegas de turma. “O gosto pela leitura surgiu pelo incentivo da minha mãe. Atualmente leio bastante e os livros me deram muitas ideias para escrever”, conta a pequena escritora de apenas 10 anos. O primeiro autógrafo foi para o seu avô, logo em seguida, os colegas fizeram fila para receber seu exemplar com direito a dedicatórias especiais.
Confira as fotos

Médico e fã de Mangás

Jairo Marques é pai do aluno Ariel da turma 53. Profundo conhecedor da história dos Mangás, um dos seus passatempos prediletos é transformar esse estudo em arte. Nessa terça-feira, as turmas da 5ª série puderam acompanhar um bate-papo sobre essa arte que virou um fenômeno entre crianças e adolescentes do mundo todo. Além das palestras, Jairo, que é Médico, apresenta seus trabalhos de ilustração em uma exposição no Pátio do Marista Rosário.
Confira as fotos

Ex-aluno no Espaço da Música

Os recreios da manhã e da tarde na Feira do Livro contaram com shows de Seadi. O ex-aluno rosariense foi 1º lugar, em várias categorias, nos acessos nos meses de junho e julho de 2008 no portal Palcomp3, entre elas: Geral do RS, Artistas de Rock de todo Brasil, Artistas de Poprock de todo Brasil. Em maio de 2009 teve 3 músicas suas entre as 5 mais baixadas do RS no Palcomp3. Entre as canções do seu show, estavam Você vive em mim, Só pra ficar bem, Você deixou, Só quero abraçar e Tudo que você queria.

Sarau Literário abre programação


Foi dada a largada para uma maratona cultural em pleno pátio do Marista Rosário. As turmas 71 e 72 foram as primeiras a visitar as instalações da 17ª Feira do Livro na manhã desta terça-feira, 6/10. Logo cedinho os alunos participaram de um Sarau Literário sobre os Clássicos Brasileiros.
Durante o Sarau, os alunos da 7ª série apresentaram os trabalhos realizados em aula, sobre as obras clássicas da Literatura Brasileira.

A atividade busca despertar o interesse pelas obras de autores como Machado de Assis, Aluísio Azevedo, José de Alencar, Lima Barreto, Manuel Antônio de Almeida, Euclides da Cunha e Raul Pompéia. Durante o Sarau, a professora Ana Cristina abordou a obra de Machado de Assis.O Sarau propicia um primeiro encontro com a literatura brasileira de uma forma atraente, aliado aos conteúdos de Língua Portuguesa. Além disso, é uma oportunidade de desenvolver a expressão oral e escrita. A turma 73 participará da mesma atividade a partir das 10h25min.

Programação da manhã
Durante o recreio, o Espaço da Música apresenta um show com Seadi e ainda pela manhã, as turmas 61, 62 e 63 participam da hora-do-conto Dias de Susto, com Gislene Rodrigues. O grupo Turma do Pé Quente apresenta às 10h30min o espetáculo Opereta Pé de Pilão no Salão de Atos e às 11h10min os alunos das turmas 51 e 52 participam de bate-papo sobre Mangá, na Biblioteca.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Festa das letras e das artes

Durante quatro dias, as mais diferentes formas artísticas que inspiram o ato de escrever e de representar ganham espaço no Marista Rosário. Em sua 17ª edição, a Feira do Livro reunirá muita música, versos, poesias, ilustrações, apresentações artísticas, horas-do-conto e bate-papos que possibilitam o contato entre leitores e autores reconhecidos local e nacionalmente.

Como tema, a feira abordará A Arte na Literatura - A imaginação na arte das palavras, uma referência ao patrono André Neves, escritor e ilustrador pernambucano. Essa edição homenageia o autor e professor de Literatura do Colégio Altair Martins, recentemente premiado como melhor autor estreante no Prêmio São Paulo de Literatura.

Durante os dias da Feira, o Pátio Central do Colégio será transformado, com a instalação de estandes para editoras e livrarias, além de palcos para as apresentações artísticas e encontros com autores. O acesso à Feira é aberto ao público das 7h35min às 18h, com shows musicais durante os recreios das 10h e 16h.